Wednesday, January 17

“O Grito”

Noite típica em casa… ‘tás sozinho, deitas-te no sofá para um tranquilo borreganço em frente àquela que foi chamada “a janela mágica”, “a religião do século XX”… o “tubo”

Andas pelo zapping habitual, paras um bocado na VH1, onde o reggaeton te alegrou os olhos… começas a reparar que o teu coração está a seguir o ritmo da música … podia ser agradável, mas não é… é estranhamente desconfortável… muito desconfortável.
Mudas de canal… esquece, o desconforto não era da música… era de ti… não estás bem, precisas de fazer qualquer coisa, mas não sabes o quê… comer?.. não adianta nada, nem apetece.. dormir?.. não dá.. ir correr?.. dá bem mais trabalho, mas ainda é capaz de ser a melhor hipótese…

Tudo está mal, tudo tem de mudar, não sabes o que tens de fazer, mas o teu corpo marca um passo acelerado para o fazeres rapidamente… ‘tás mal com o imediato e não sabes porquê…

Chega a durar horas… depois vai-se… chamo-lhe “ligeiro ataque de ansiedade” e não quero conhecer o “grave”.

É curioso como conseguimos rotular uma coisa que nunca sentimos com um conceito que nunca ninguém nos soube explicar.

Shamrock

P.S. Não me tem acontecido… cá ainda não me aconteceu, mas pus-me a pensar nisso quando li isto.
O Munch de certeza que me percebia… bem demais, ao que parece.

11 comments:

Tomas said...

Já é a segunda vez que citas o tal blog de "Cenas de Gajas"...

Começo a ficar preocupado... menos de uma mês e já andas a esquecer as tuas raizes macho latino!

Shamrock said...

Blog man,

Completamente enganado... além de um blog muito interessante é uma ferramenta muito útil na compreensão do que "makes a woman tic"... pelo menos aquela... mas se leres muitos muitos és capaz de começar a vislumbrar um padrão... pelo menos tou a contar com isso... mais ano, menos ano ;p

Xamussas said...

o Munch era o máior!
O "grito" é brutal!

hombre del blog,
permite-me concordar com o shavedrock na sua opinião sobre "cenas de gaja"! muito se aprende a ler esse pasquim blogosférico!

Shamrock said...

Vem um gajo praqui falar de si e aparecem uns senhores a comentar os links que eu faço e as imagens que ponho...

O meu próximo vai ser sobre depressão...

... e ponho a foto da Paneira ;p
(a paneira não nos lê... tá na neve, por isso é tranquilo)

Xamussas said...

o início desse teu ultimo comentário, parece-me ter o seu quê de "ligeiro ataque de ansiedade"...

Shamrock said...

é o efeito que tens em mim... tu anseias-me.

Não é bem isso, mas tb não é mentira nenhuma ;p.

Xamussas said...

Naturalmente... não fosse eu o Confrade, Môr! ;P

Anonymous said...

Ansiedade ou Angústia?
Desespero ou Preocupação?
Realidade ou Desilusão?

O que nos faz palpitar incessante batida sem que se nos afigure uma razão.

Congestionamentos urbanos, deprovidos de entendimento legível à luz de uma articulada reflexão, ou feridas profundas em sofrimento constante.

Se existem estádios de que "Skrik" é uma ilustração bem realista (o quadro ao vivo é mesmo impressionante!), outros há em que somos tentados a exagerar...

O aconselhamento filosófico como alternativa às terapias pode ser um bom tema de pesquisa. Aqui fica a dica:
«Mais Platão, Menos Prozac!». de Lou Marinoff

Anonymous said...

Curiosidade:
Dizem q o ceu q Munch pintou pode ter sido inspirado pela erupçao do monte krakatoa na Indonesia, q em 1883, devido a densidade do fumo expelido, cobriu d trevas dezenas d ilhas vizinhas durante 2 dias inteiros!!!

;) Joao Ratao

Anonymous said...

Gostas de estar aí? Sentes saudades que quê? :)

Wibewinha

Shamrock said...

Gosto muito de estar aqui. Só escrevi isto porque li noutro blog sobre ansiedade e resolvi descrever o que para mim é ansiedade... 'tal como o da tristeza... são coisas que raramente são descritas e sobre as quais me apetecia falar.

Beijos p'ra ti recém-doutora ;p