Wednesday, April 18

Religião – ou “Graças a Deus que sou ateu”

Não gosto de dogmas! Incomoda-me que tanta gente que conheço, tanta gente que considero inteligente, acredite numa coisa (que choca com quase tudo o que o raciocínio lógico lhes ensinou) apenas porque que lhes foi incutido na sua infância… faz-me lembrar aquelas escolas extremistas islâmicas que ensinam às crianças que o “cancro ocidental” tem que ser exterminado ou a história do pequeno-almoço de campeões incesto-canibalesco dos comunistas.

Só não sou ateu porque, com o meu nível de conhecimento, me é impossível provar que Deus não existe. Como tal… sou agnóstico.

Gosto de alguns dogmas… gosto de contradições incapazes de fazer mal a uma mosca, de incoerências a bem do bom estado da minha natureza humana. Assim, vou-me estender sobre três assuntos que me são particularmente queridos... o Clandestino, os Pearl Jam e o Benfica:

- Vou ao Clandestino porque existo! Tem uma Sangria Branca discutível e um chouriço assado manhoso que, quando combinado com a primeira, cria um “caldo” que o corpo de um Ser Humano Médio leva cerca de 43h a absorver (o que atrapalha consideravelmente a dinâmica do almoço de Sábado com os avós). O Clandestino é, possivelmente, o único bar no mundo onde se sentam 15 pessoas à volta de uma mesa com 25cm de raio porque, passo a citar, “-cadeiras eu tenho, preciso é das mesas”. O Clandestino tem um dono com momentos de sublime falta de consideração para com os clientes, a quem se atura quase tudo porque, na verdade, somos quase família. No Clandestino ouvem-se os CDs até ao fim porque o CD merece respeito e porque dá muito menos trabalho. No Clandestino os telemóveis não apanham rede mas não faz mal porque, se nos telefonam e não temos rede… é porque estamos no Clandestino.

- Não sou gajo de idolatranços… acho isso perigoso e raramente tem algum fundamento válido. Tive um poster do Elvis no quarto, mas o Elvis é o Rei… era uma questão de respeito de um puto de 10 anos.
Anyway… os Pearl Jam são a melhor coisa de sempre! Quem não concorda com isto é cego, surdo, mudo e nunca os conheceu. Os Pearl Jam não são bem uma banda… são uns grandes amigos nossos que fazem umas músicas lindas e que dão uns concertos mágicos. Os Pearl Jam criaram obras como o Black ou o Betterman, o Daughter ou o Indifference, mas também foram capazes de fazer o Evacuation… porque os amigos, às vezes, também nos magoam.
O Eddie Vedder é, de certeza absoluta, o gajo mais impecável da História… o mais perto que Deus chegou de uma imagem de si próprio. Eu, se fosse mulher, fazia tudo para ter um filho dele… isso e usava calças de cintura descaída ;p.
A nós, resta-nos continuar a comprar os CDs e a ir aos concertos… todos… e se forem 3 dias seguidos ainda é melhor… temos muito mais para comparar.

- Gosto de alguns dogmas… gosto de contradições incapazes de fazer mal a uma mosca, de incoerências a bem do bom estado da minha natureza humana.
Só não sou ateu porque existe o Benfica!


Shamrock

11 comments:

Sergio said...

Senhor que não é escuteiro porque é boa pessoa =) Gostei e concordo! =) muito bom!

Abraço tuga

Jaleco said...

És um senhor!!! A ultima rebenta com tudo :D!! Cá te vejo no dia 8 d junho para mais um concerto dos PJ ;)!!

Anonymous said...

Genial meu amigo, simplesmente genial, acho que é das melhores entradas de sempre, é por estas e por outras que eu venho ao teu blog todos os dias.
Hà uns lances muito, muito bons neste teu discurso.
Adorei, um grande abraço pq tu mereces:)

Tomas said...

Visto que está tudo a dizer o que achou... (e no fundo é isso o que se quer) Apenas digo que; gostei muito e ao mesmo tempo não gostei!

Ou não fosse eu um dos que começa todas a frases por não...

Anonymous said...

Em relação ao tema "Deus existe?"
Deixa que te ilucide.
São 19:30 da tarde estamos à espera que chegue um brefing para preparar-mos 3 campanhas, duas delas internacionais para apresentar-las amanhã as 9:30. Isto lixa um bocado os meus planos de sair às 19:00, pegar na bicicleta e ir para a praia, possivelmente tb lixa os meus planos de dormir mais de 3 horas hoje.
Tendo estes factos presentes, posso garantir que Deus não existe.
Pelo menos hoje.

Shamrock said...

E o que eu gosto de vos fazer felizes...

'Tou a ver que os temas que vêm do coração mexem com os leitores... vou começar a fazer uma coluna sentimental ;p

Abruços

P.S.

Serginho: Bem vindo

Grande: Lá estarei... o Confrade já me comprou o bilhete

Rodinhas: Só não te invejo pq aqui tem estado ao nivel do verão da terrinha

Blogman: Não, acho que estiveste bem em me bajular ;p

Anonymous said...

Ai que saudades dessa sangria branca deslavadinha.............

visita rapidinha de uma ausente de serviço.

XXX

Electra

cmfm said...

Benfica? Como assim?

Xamussas said...

spankrock!

Gostei muito deste teu post! acho que é talvez o melhor post da blogosfera, senão mesmo do teu blog!
Muitas verdades foram ditas neste teu discurso qe eu subescrvo parcilamente!
a parte do benfica n é para mim...
não compreendo...
ah e tal , és agnóstico mas depois fazes parte de uma seita que se assemelha à IURD.
ora observa:
- enchem estádios com malta da amadora, cacém e cova da moura!
- pagam o dízimo todos os meses para poderem ir ao culto!
- têm uns brasileiros a pastar no prado da luz (portanto,os pastores... que n se percebe porque recebem dinheiro...)
- muita gente da 3a idade frequenta os cultos (veja-se o Rui costa por exemplo...)
- questiona-se a idoneidade dos pastores e inclusivamente alguns são obrigados a viver na obscuridade ( o caso do josé veiga...)

Se tivesses parado nos pearl Jam a posta era perfeita!

Não obstante tudo o que referi, o post é brutal! digno de um prémio Pulitzer!

há braços

Confrade Mor

Anonymous said...

Que belo post, sim senhor! Quanto ao Benfica, também gosto mas com menos afinco e dedicação que os restantes nomeados! Esses tocam bem no fundo do orgão sentimental! Quase puxa uma lágrima! :p E alegra-me saber que o Clandestino lá estará para um possível sábado, e os Pearl Jam para um próximo dia de junho!

Wibewinha

p.s. - e se pearl jam acontece 3 vezes no espaço de menos um ano, talvez Deus exista! :p

Anonymous said...

Amen.
(nao para o maestro, obviamente)