Thursday, April 19

Astronomia

Passei quase todos os verões da minha infância no Algarve, na Manta-Rota. Aquela infinita praia, que se estende de Vila Real até à Fábrica, está no meu imaginário… faz parte de mim.
Entre outras coisas, a minha noção de Norte e Sul, de Nascente e Poente, da geografia básica dos sítios que me rodeiam, vem de lá… vem das perguntas que me surgiram enquanto lá estava.

Ontem, ao orientar a planta de um troço da obra, perdi o Norte… estávamos a meio da tarde… olhei para o Sol e ele caía para a direita... pensei no lindo Sol Manta-Rotense que sempre insistiu em pôr-se, com uma calma maravilhosa, lá para os lados de Sagres e parei breves segundos para fazer o raciocínio customeiro… ora Sul, de tarde, Sol à direita, trautautau… Norte, de tarde, Sol à esquerda… vira carta… orientado.

Um dia destes ainda vou para o Survivor…

Shamrock-em-sintonia-com-os-elementos

6 comments:

Anonymous said...

Ah, tem piada, passei lá muitos verões também, nessa faixa do sotavento algarvio.

E as ostras de cacela?? ummmm, saudades :)

XXX

Shamrock said...

electra,

Deixa-me ver se eu percebi:

- Trabalhas ou trabalhaste na Irlanda;
- És de Lisboa;
- Vais ao Clandestino;
- Passavas férias entre Tavira e Monte-Gordo;
- E nós não nos conhecemos;

Se calhar somos a mesma pessoa em universos paralelos ;p

P.S.
Ostras de Cacela na mesa de madeira da praça.
Ou uma ferreira grelhada no Índio (Sr. Inês)

Anonymous said...

Man quero praia, praia e mais praia, se chove este FDS mato-me!!!!!!

Xamussas said...

se fosses escuteiro, ou se desses ouvidos aos teus amigos escuteiros n te desorientavas... em relação aos pontos cardeiais, porque de resto tu estás sempre orientado... ;p

behave

Confrade Mor

Anonymous said...

Shamrock,

Pistas em "contra-rumo":

- Nasci em Lisboa, o meu barómetro e a minha luz, mesmo que, como cidade, seja uma aldeia;

- Trabalhei e vivi na em país anglo-saxónico. Tenho que ir à Irlanda, mas pela mão da Guinness que deveria ser a minha patrocinadora oficiosa;

- Não me lembro da primeira vez que fui ao clandestino, nem de qdo lá estive a última vez..... mas sim, beco sem saída de referência em noite de borga, não em todas.....mas das regadas a sangria branca.

- Passei muitas férias pelo Algarve, sempre ,desde que me conheço como gente, pelo menos uns anitos foram seguidos no sotavento, entre Tavira e Monte Gordo, onde volto amíude porque adoro (principalmente Cacela ao entardecer e a ilha - de Tavira, em noites de luar).

A mesma pessoa em Universos paralelos não me atrevo a arriscar, mas posso correr o risco de aceitar a sugestão, ihihihih.

PS: Epá! Conheces as mesas de madeira! Boa! Essas ostras mesmo! Que delícia, cruas, ao natural, com um fiozinho de acidez.......ai..... (estou a babar-me agora, dcpa). A ferreira grelhada no Índio não conheço, dás-me indicações sff, parece-me bem, quero conhecer :-)

XXX

Até sempre, (um dia destes em versão bloggista :-)

Shamrock said...

São todas uma aldeia... só muda o tamanho...

O Índio... vila nova de Cacela... já lá não vou há uns bons anos, mas era excelente.

Bom fim de semana que eu vou jogar à bola e dp... Galway comigo que isto de passar um fim-de-semana na Irlanda não é todos os dias ;p