Thursday, April 12

Jornalismo – de volta aos testamentos de sociedade

Já tive a oportunidade de escrever que a capacidade de bem comunicar é uma das qualidades mais importantes que temos como seres humanos.
Essa, aliada à evolução tecnológica criada pela nossa inteligência, trouxe-nos uma capacidade impressionante de difusão de informação.
Já tive a oportunidade de escrever que a informação é das nossas melhores e mais poderosas ferramentas e que, por isso, deve ser usada sempre que possível e, sempre que possível, deve ser usada com o respeito que merece.

Qual o principal veiculo de informação para o cidadão comum?.. lá está… o Jornalismo.

Tome-se o caso Sócrates (em duas doses e com um copinho de leite para empurrar):

Soube-se que o 1º Ministro acabou o seu curso de 5 anos nos dois primeiros anos de existência da UNI e que, ao que parece, nem ia às aulas… escândalo… é?
Questões: Ele fez os 3 primeiros anos do curso noutro lado qualquer? O Estado reconhecia à UNI a capacidade de leccionar os anos em questão? Há alguma coisa de ilegal no processo? As cadeiras eram com aulas obrigatórias?
É-me indiferente se o Sócrates ia às aulas, se copiava, deu a copiar ou se tirou o curso na Farinha Amparo! O nosso Estado tem organismos que controlam a qualidade do Ensino Superior. Toda a gente sabe que há universidades que não valem nada, mas esse controlo existe e se se registarem irregularidades o Estado deve intervir. Se o Sócrates cumpriu as regras do jogo, não teve um tratamento diferenciado em relação aos seus colegas e se o Estado não encontra irregularidades no processo, porque é que se anda a encher os espaços de comunicação social com meias noticias que não dizem nada sobre a legitimidade da sua licenciatura, nem sequer da sua conduta ética.

No Público que tão gentilmente me cederam no voo de regresso à terra madrasta lia-se o seguinte destaque:
“José Sócrates não terá entregue a sua tese de mestrado em Gestão de Empresas no ISCTE”

Tremi de horror… O 1º Ministro José Sócrates fez batota e não entregou a tese de mestrado?!!! Só por ter/ser uma personalidade politica?!!

Depois tremi de espanto… O 1º Ministro José Sócrates é Mestre?!!

Afiguraram-se assim duas hipóteses:

Hipótese 1ª - O 1º Ministro José Sócrates é Mestre!
Antes de mais queria parabenizar o Sr. Mestre José Sócrates. Só não o faço por não gostar da palavra “parabenizar”, preferindo assim, se vocês não se importarem, dar-lhe apenas os meus parabéns.
Se, entretanto, se verificar que o “não terá entregue” é um “não entregou”, fico escandalizado com esta situação por 2 motivos:
- Acho impensável que um Professor se arrisque a dar uma nota a uma tese que não foi entregue, não foi apresentada e não está disponível para consulta.
- Acho de uma profunda estupidez e/ou gigantesca prepotência que nem Professor nem aspirante a Mestre se tenham lembrado de plagiar uma qualquer tese antiga apenas para dar sustentabilidade mínima à filha-da-putisse que estavam a fazer.

Hipótese 2ª - O 1º Ministro José Sócrates não é Mestre!
Assim sendo fico contente com a notícia e volto a dar os meus mais sinceros parabéns ao Sr. José Sócrates porque se não fosse Mestre e tivesse entregue a tese queria dizer que tinha chumbado, o que, há que convir, fica sempre mal. Assim vai para casa com uma pós-graduação em gestão e já canta.

Li a noticia e cheguei à conclusão que o jornalista estava espantado com o facto de o ISCTE ter resolvido dar um título aos gajos que só fazem a parte curricular do mestrado.
Arrisco-me a dizer que o jornalista em questão ou não gosta do Sócrates e é mau jornalista, ou não sabe o que é um mestrado e foi responsável por um acto de mau jornalismo.

Acho que o Jornalista, como jogador titular de uma das equipas que compõem o Jornalismo “Profissional”, é uma peça importantíssima no funcionamento correcto de uma sociedade.
Dadas as especificidades da sua actividade, é importante que, para ser um bom profissional, este seja inteligente e bem formado o que nem sempre é possível, tendo em conta o rácio de pessoas genericamente pouco inteligentes e mal formadas (ou de momentos pouco inteligentes de pessoas até razoavelmente inteligentes e bem formadas) presente em todos os sectores da sociedade civil, militar ou de outra qualquer.
Assim lanço aqui um desafio às autoridades competentes: Investiguem a UNI, se for caso, fechem a dita e criem naquele lindo edifício uma super Universidade de Comunicação Social que forme grandes jornalistas e sirva de exemplo a todas as outras.
Já que estavam com a mão na massa podiam aproveitar para fazer uma mega discoteca de rock na cave, que a cidade está a precisar… que tal?

Aguardam-se cenas dos próximos capítulos desta novela que, na minha opinião, deveria girar mais à volta da UNI e do Ensino Superior e menos à volta do mediatismo do 1º Ministro. Sócrates, caso se confirme o “escândalo”, será uma pequena parte do grande escândalo. Uma pequena parte que (nesse caso, infelizmente) é a figura de proa da gestão do nosso País.

Shamrock

P.S.
Eu, por acaso, sou um ser humano e fui um aluno irrepreensível e exemplar a todos os níveis, mas sempre senti um carinho especial por aqueles meus colegas simpáticos e calorosos a quem ajudava na compreensão das matérias mais complexas, incentivava nos seus interesses extracurriculares, ensinava a pescar e só não deixava que copiassem por mim porque penso ser essa uma via que leva ao facilitismo na vida adulta de um Homem que se quer orgulhoso de si próprio.
Aliás, faltei uma vez a uma aula porque tive de ir levar o tatu da minha vizinha à clínica e passei o tempo todo na sala de espera a chorar de remorsos... ou a comer tremoços… já não me lembro.

P.P.S.
Resolvi fazer este post porque li sobre o assunto num blog que gosto de ler (que por sinal é da família de certos e frequentadores desta casa) e achei piada termos lido a mesma notícia (porque já não pegava no Público há uns meses).

C.C.C.P.
Não deixa de ser interessante, caso se confirme, que o diploma do 1º Ministro date de 8 de Setembro de 1996 que, só por acaso, calhou num Domingo.A investigar sem dúvida, mas sem sensacionalismos.

11 comments:

Anonymous said...

Chiça...tu hoje esticaste-te :p!!

Vamos por partes:
Os 3 primeiros anos ele nao os tirou em parte incerta!!! Como e obvio, foi no ISEL :D

Eu sinceramente, nao percebo todo este sensacionalismo. Eu acho q um gajo mesmo q tenha a antiga 4a classe, esta apto pra ser primeiro-ministro....a malta teve foi q arranjar algo pra vender jornais, pq as casas pias e os apitos, tao em banho maria!!!

Por ultimo...queres mesmo convençer a malta q tu so faltaste a uma aula enquanto aluno universitario :p?!?!? Eheheh

Saluti, Joao Raao

Tomas said...

Em Diário Económico a 12-04...

"Ser ou Não Ser

A mais importante das dúvidas sobre a polémica licentiatura de José Socrates é a sua existência. Real ou fabricada na secretaria da UNI? A resposta configura, segundo Bagão Félix, uma "questão de carácter" (do primeiro-ministro)."

Parece que sempre há jornalista que percebem, que mais que o ter, é como o teve e se ele diz que tem a 4a classe, é licenciado ou mesmo mestre quando não o é... Se for algo que não licenciado, e então? mas que não seja mentiroso que isso sim, pelo menos para mim, é escandaloso (mesmo se não fosse primeiro ministro...) e revela uma grave falta de carácter...

e nada mais que isso..

Anonymous said...

Ó meu amigo eu trabalho caraças não tenho tempo para ler isto tudo tranquilamente pá, vai ter de esperar pelo FDS!
:)

Shamrock said...

Concordo,

Mas esclarece-me... ele disse que tinha alguma coisa que não tem?

Eu não sei... limitei-me a criticar duas noticias que apanhei pela sua falta de objectividade e pela irresponsabilidade com que são trabalhadas.

The Lone Ranger said...

O grande problema que assola este país - como qualquer país entregue ao capitalismo - é o facto de a comunicação social estar a soldo. Quando tens jornalistas (a pior corja que habita este planteta, juntamente com quem trabalhe em marketing) a publicar notícias falsas com o reles intuito de prejudicar alguém, apenas porque alguém lhes paga para o fazerem, é sinal que estás entregue à bicharada!

E atenção, quando falo em notícias falsas não me refiro a nada desta treta do nosso primeiro, mas falo com conhecimento de causa e posso, inclusive, dar-te alguns exemplos quando te for visitar.

Shamrock said...

xiii... não me digas que ainda tás queimado com a aquela tua foto com o bezerro que saiu no "Tal e Qual" ;p.

Volto a dizer... gente mal formada existe em rácios semelhantes em qualquer área da sociedade (já dizia o Carlo M. Cipolla, num livro genial chamado "Alegro ma non troppo", sobre a estupidez humana). O problema com o jornalismo é que é O canal de transmissão de informação (e até conhecimento)... o que faz com que a sua actividade tenha acção directa na opinião pública.

Acho até que o Jornalismo de Investigação é das áreas mais interessantes e "apaixonantes" do espectro profissional… tenho muito respeito e admiração por um gajo que decide entrar num mundo que não é seu, compreendê-lo e expor, de uma forma inteligente e acessível, casos que começaram por ser suspeitas soltas.
Agora isso é um trabalho com cabeça, tronco e membros… não é ir soltando dados isolados, mal tratados e irresponsáveis cá para fora.

Digo-vos mais: O Clark Kent e o Peter Parker são super-heróis por alguma coisa… não é fácil. E o que eu gosto do Clark e do Pedrocas…

Anonymous said...

O Peter Parker é fotografo, não é jornalista! E só o faz para ter umas massas, pq na realidade ele é fisico!

O Clark é um babana, ele só trabalha para estar ao pé da Lois, a justificação de que é jornalista para saber o que se passa é uma palhaçada, o homem ouve tudo em todo o lado!

Shamrock said...

Voltas a dizer que o Clark é um banana e apago-te o coment ;p

Elsinore said...

é assim, o clark é um bocado banana.
e esse livro que tu falas se não me engano fui eu que to dei amiguinho.

em relação a esta pseudo polémica tenho-te a dizer o se guinte (lembra-te que tenho inside information): o sócrates increveu-se no mestrado em Gestão no ISCTE, e como na grande maioria das universidades, se apenas fizeres o pimeiro ano do Mestrado (onde não entregas tese nenhuma porque apenas tens parte curricular) tens um MBA, que foi sempre isso que o Sr. disse ter.
Em relação à data do certificado ou do canudo, isso é frequente acontecer nas universidades com os alunos trabalhadores estudantes por várias razões: exames de terceira época, alunos que entregam trabalhos tarde e a más horas que os professores para não serem chatos aceitam, etc e tal.
é por isso natural que o canudo que é passado passado tanto tempo possa ter incongruências deste género.
como estas à muitas.
na altura em que o senhor marques mendes era reitor da minha universidade também se passaram algumas do género.
mas é assim.
beijos e abraços

Tomas said...

"o sócrates increveu-se no mestrado em Gestão no ISCTE, e como na grande maioria das universidades, se apenas fizeres o pimeiro ano do Mestrado (onde não entregas tese nenhuma porque apenas tens parte curricular) tens um MBA,"

Um... isto não é bem verdade. Na Europa, sem a tese, continuas a não ter a parte do "M". A confusão vem pq nos EUA a tese não é obrigatória para ter o "M"...

Continuo a dizer q o problema é o homem ter mentido a dizer que era engº qd nunca o foi...

http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/edicion_impresa/destaque/pt/desarrollo/956226.html

Shamrock said...

Foste tu mesmo... 2 vezes, por sinal... um dos meus livros favoritos.

A história do MBA deixo-a aos entendidos... mas que o M é de Master, lá isso é.

Independentemente disso a parte curricular dá-te uma pós-graduação, seja ela qual for.