Thursday, April 17

Revista de imprensa I

"Apesar da crise do crédito e do aumento dos preços do petróleo e das matérias-primas, o governador do Banco de Portugal admitiu hoje que Portugal pode vir a crescer este ano ligeiramente acima da média da Zona Euro, mas num patamar mais fraco do que se pensava há alguns meses."

Eu não sou economista, mas já ouvi esta do “apesar da crise no resto do mundo” algumas vezes e faz-me alguma comichão. Pelo que eu percebi, Portugal não é dos países europeus mais afectados pelos subprimes e companhia limitada.
Não deixando de ser um resultado muito positivo, será que não se podia substituir o “apesar da crise” por um “possivelmente devido à crise”?.. É que os outros meninos estão a brincar ao mesmo jogo que nós.

Shamrock

P.S. Não sou economista mas conheço quem seja. E conto que aqui venham dar um ar da sua graça – pelo menos a Lolita.

1 comment:

Anonymous said...

Ah pois é meu caro. Tarda mas não falha!
Pois que concordo contigo. Não sendo economista, até te safas.

Diria que é mais por causa da crise que até vamos provavelmente crescer comparativamente mais do que o resto da Europa que foi mais afectada pelo subprime.
No entanto, por causa da crise vamos crescer menos do que podíamos crescer se ela não existisse. Therefore, o nosso Constâncio não esteve lá muito bem.

Cereja no topo do bolo é mesmo que, se formos a acreditar nas previsões do FMI, o nosso Constâncio está completamente fora e nós vamos é crescer abaixo da média e afastar-nos ainda mais do resto da Europa.

Isto claro, pode ser assim, como exactamente ao contrário. Primeiro porque em Economia a única resposta válida é depende. E segundo, porque eu sou uma economista da treta.

Kisses kisses