Tuesday, January 15

Portela + 1 vs Domenico +2

Ontem deixei-me ficar a ver a 2ª parte do prós-e-contras (sim, sou emigrante e tenho tv-cabo por satélite). Versava sobre o novo aeroporto e foi fértil em coisas giras:

- O Presidente da Câmara das Caldas da Rainha não devia ter saído de casa ontem e teve um belo momento de lucidez quando, depois de mais um inicio de frase que prometia ser bombástica, se saiu com um “bom… vou ficar por aqui”.
O homem, no meio dos seus protestos mal fundamentados acabou por dizer e reafirmar que quando encomendava um estudo a alguém para a Câmara estava a comprar a conclusão do estudo… Só visto!

- O senhor da associação pró-Ota que estava no palco classificou de insulto à inteligência a intervenção de um outro senhor (que não me lembro quem era, mas era um entendido) que dizia que ser fácil de ver que o tráfico de interesses é maior na Ota visto os terrenos lá expropriados serem de privados e não do Estado, como acontece Alcochete (era bom que fosse assim tão simples) – até aqui tudo bem.
Acontece que, segundo o senhor pró-Ota, o maior interesse por trás de Alcochete é das construtoras/concessionárias que, sendo do conhecimento geral que a solução Alcochete sai mais barata e que os aeroportos têm todos o mesmo custo (provavelmente vindo de uma qualquer tabela de cálculo) sairiam a ganhar milhões porque iam cobrar o mesmo, poupando na construção!
… hãããããããããããããã?!!... ou seja, não só ele acha que o Estado paga o mesmo pelos dois aeroportos como acha que, sendo assim, é preferível optar pela solução mais cara, gastando o dinheiro em estacas, máquinas e combustível, do que “dá-lo” a uma empresa!
Custa-me a acreditar que um gajo que achou o raciocínio do outro um insulto à inteligência ache mesmo isso, mas foi isso que ele disse - ou pelo menos me deu a entender… a mim e a outro senhor da plateia que falou a seguir (também ele um entendido).

- Ouvi, de várias bocas, que o maior erro do estudo do LNEC era não ter em conta, no custo do aeroporto de Alcochete, o custo da nova ponte rodo-ferroviária Chelas-Barreiro que ia ser necessário construir.
Para começar… desde a construção da Vasco da Gama que se fala na 3ª travessia do Tejo (até de uma 4ª já se falou).
A ponte Chelas-Barreiro não é novidade e não se inventou para servir o aeroporto (não se vai construir uma ponte de 5km, ou lá quantos são, sobre um estuário para levar passageiros para um aeroporto).
A ponte serve para melhorar as muito deficientes condições de acessibilidade para aquela zona e, provavelmente, para permitir um fluxo muito maior nas redes ferroviárias suburbanas e na linha do Algarve.
Além disso, o TGV teria que vir a atravessar o Tejo nalgum sitio e parece-me que, quando um dia se quiser fazer a ligação ao Algarve ou a Sevilha, se tornará um bom bocado mais rápido ir por Xabregas do que ter que ir até Vila-Franca ou Santarém… e o TGV é isso… rapidez.

- Custa-me que, em Portugal, se tratem os aeroportos como se fossem mega-estruturas de um peso quase insustentável. Um aeroporto como o que se quer fazer* é, efectivamente, um mega-projecto e implica um investimento enorme, mas existem outros tipos de aeroportos… existem aeroportos que servem objectivos mais modestos.
Se o “Oeste” está assim tão interessado em ter um aeroporto, porque não fazê-lo? Porque não fazer-se um aeroporto em Leiria de dimensões e “qualidade” mais modestas? Há aeroportos espalhados por esta Europa inteira que não ganham prémios de beleza ou qualidade técnica e que, ainda assim, são capazes de fazer circular muita gente**.

Shamrock

*aparentemente quer-se que este aeroporto venha a ser uma das principais portas intercontinentais da Europa.

** dando um exemplo que me toca frequentemente, Stansted (um dos 5 aeroportos que servem Londres) deve ter começado por ser um barraco mal amanhado com uma pista de karts nas traseiras e um autocarro à porta, hoje são muitos barracos mal amanhados, um terminal de autocarros e uma linha de comboios que fazem dele o 3º maior aeroporto do Reino Unido. Hajam condições e incentivos.
Eu vivo num fim-do-mundo sem jeito nenhum, mas tenho, num raio de 100km, 3 aeroportos que, sendo uns verdadeiros apeadeiros, têm voos para toda a Europa (voos práticos, claro… eles não são parvos… têm voos para as terras de origem dos imigrantes e para os destinos turísticos dos locais… e parece funcionar… haja dinheiro, naturalmente).

4 comments:

cmfm said...

Estás feito num homenzinho.

Anonymous said...

Devias ter um blog pá

Shamrock said...

Obrigado... achei que 'tava na altura de dar o salto para a blogosfera de acção e o aeroporto, sendo completamente dentro da minha área de formação era um tema ideal.

Quando houver por aí um escandalo nacional à volta do Judo ou de Tagliatelle Bolognese eu volto a dar o meu contributo ;p

Unknown said...

meu caro entendido,

tenho pena de ter perdido o 'pograma e agradeço aqui o resumo. Se o individuo do argumento idiota vingar, eu abro uma empresa de estacas e afins!

abraços

P.S.- tenho um primo na asae e vou ver se ele arranja alguma coisa na area do tagliatelle