Thursday, December 6

Post politico-social em duas partes - ou, "Violência Preventiva II"

Parte II

Ao longo dos tempos, nunca sabendo o que queria fazer quando “fosse grande”, tive algumas profissões de referência.
Comecei por querer ser taxista, passei para tratador-de-animais-no-jardim-zoológico*, quis ser reformado**, psicólogo, Presidente da República, cozinheiro (esta ainda não esqueci e o Jamie Oliver não ajuda), animador (falta-me o jeito), apresentador/criador de programas de viagem para a BBC (falta-me o número do Michael Palin) e, nos últimos tempos, Secretário-geral da ONU.

Debrucemo-nos sobre este último… tenho hoje com a ONU a relação que tinha, em criança, com a Interpol (na minha escola primária não conhecíamos PSP, PJ, FBI, CIA ou Scotland Yard… eras dos bons, eras Interpol)… a Interpol representava a inteligência e o bem comum, como a ONU… o bem comum, mas agora à mesa, sem armas, com muitas ideias e diplomacia… e presunto, claro.
A guerra no Afeganistão desvirtuou a minha ONU… pensava-a potente e soberana… estava iludido… hoje não sei o que achar… ser Secretário-geral da ONU (ou qualquer outro membro da assembleia, for that matter), parece-me tão frustrante como ser o Presidente da Assembleia Geral de um qualquer movimento anarco-sindicalista***.

Adiante… afinal parece que não há mesmo programa nuclear no Irão (o Ahmadinejad curte mesmo é bluff e pôr a malta nervosa). Em resposta, Bush (que, aparentemente, já recebeu o relatório há uns tempos) diz que, sim senhor, não têm bomba, mas são igualmente perigosos porque são suficientemente inteligentes para a saberem fazer… ‘tá certo.
Eu proponho guerra, sim senhor, mas só nas Universidades e Laboratórios… um ou dois mísseis em cada um e, já ‘tá, problema resolvido. Toda a gente sabe que um país estúpido e inculto é um país inofensivo, basta olhar para os Staters.

Shamrock


* Foi sol de pouca dura visto ter ganho, à pala do circo, uma aversão à manutenção, em cativeiro, de animais selvagens… hoje tenho outra visão sobre o assunto mas isso fica para outra posta – felizmente, já tive a oportunidade de ter um cheirinho deste “sonho”

** Isto quando os meus pais me explicaram os encantos da segurança social… hoje fico com a ideia que, ou percebi mal, ou me ‘tavam a dar um granda baile

***No outro dia, na Visão, tomei conhecimento da existência de movimentos anarco-sindicalistas - naquele caso a CGT (Confederação Geral do Trabalho) – e achei um conceito um bocado rebuscado… imagine-se Dídio Silveira (nome ficticio) – Presidente da Assembleia Geral da CGT – anarco-sindicalista – a tentar ler a Ordem de Trabalhos, numa cave clandestina no Campo das Cebolas, uma semana antes da tentativa falhada de golpe de estado de 1926… “Pessoal, a sério… sentem-se lá um bocadinho”

4 comments:

Tomas said...

Acho que te enganaste nas guerras.. acho que era a do iraque que não foi consesuada na ONU, enquanto a de Afeganistão até foi... (visto que a nato entrou no afeganistão) mas no Iraque é que a conversa (ou a não conversa...)
já foi outra...

;)

abraço

Shamrock said...

Toda a razão Eng.º,

Janta-se dia 22?

abraço,

Tomas said...

janta-se! lá estarei!

Anonymous said...

Pá, só tenho tempo para ler isto tudo no FDS!